Há muito tempo atras, numa galáxia muito distante saía o meu último post do blog, e hoje, depois de muito tempo, resolvi voltar com os posts.

Dessa vez vai ser um report Legacy, mas não será meu, e sim do Eduardo Shimizu(A.K.A. Shimi), um jogador muito conhecido em terras Brasilis por seus diversos top 8s em Nacionais e por ser um exímio(Melhor jogador ever) jogador de Storm. Vamos ao report nas palavras do Shimi:

“Há 6 meses atrás me mudei para a Suécia e não consegui jogar Legacy desde então. Tendo em vista que iria acontecer o Bazaar of Moxen eu comprei passagens de trem e avião um pouco antes do Natal e ansiosamente esperei por essa data.

Depois de sair de casa sexta-feira as 6:30 da manhã e chegar em Paris as 16:30 fui direto pro lugar do evento onde encontrei o Scatena que estava jogando o Trial de sexta-feira.

Joguei por volta de uns 5 jogos, cometi milhões de erros mas isso me serviu pra aquecer e lembrar que amanhã eu precisava estar focado e concentrado. Saímos para comer e depois hotel e cama.

Acordamos sábado de manhã,  passamos no mercado para compra comida (baguete e um suco) e fomos para o local do evento. A organização está de parabéns pois o local era muito bom e espaçoso. Sem mais enrolações, vamos ao torneio em si que contou com 450 jogadores(todas as vagas vendidas já estavam esgotadas) e seria disputado em 9 rodadas e corte para Top16, seguido dos Playoffs do Top16(a final em si teve que ser realizada no domingo de manhã).

Segue a lista que eu utilizei no BOM (7-1-1) e no Legacy Trial de domingo (4-1):

ANT Storm

2 Underground Sea

1 Volcanic Island

1 Tropical Island

1 Bayou

1 Island

1 Swamp

4 Polluted Delta

4 Misty Rainforest

4 Infernal Tutor

1 Dark Petition

1 Ad Nauseam

1 Past in Flames

1 Tendrils of Agony

1 Rain of Filth

4 Dark Ritual

4 Cabal Ritual

4 Lion’s Eye Diamond

4 Lotus Petal

4 Cabal Therapy

3 Duress

4 Brainstorm

4 Ponder

4 Gitaxian Probe

1 Sensei’s Divining Top

Sideboard:

2 Massacre

4 Abrupt Decay

4 Dark Confidant

1 Surgical Extraction

2 Flusterstorm

1 Empty the Warrens

1 Chrome Mox

Algumas consideracões sobre a lista em si:

Ela é baseada na minha lista pré Leovold e Push. A diferença entre a que eu usei no BOM e a que eu vinha usando no Brasil é a seguinte:

-1 Ad Nauseam

-1 Sensei´s Divining Top

-1 Rain of Filth

+2 Preordain

+1 Past in Flames

A ideia é que com o surgimento do BR Reanimator e do BUG Levold (além da alta de BUG Delver) eu precisava fazer alguns ajustes e talvez acelerar um pouco mais o jogo, por isso eu tirei o segundo PIF e coloquei devolta a Nauseam, para melhorar um pouco a Ad Nauseam subi a Rain of Filth.

Os Preordains saíram pois não queria ter muitos cantrips contra os BUG Leovold e o SDT(Sensei’s Divining Top) entrou pois seria bom contra descartes e Miracles e equilibraria a consistência do deck já que eu tirei 2 cantrips.

No quesito SB eu mantive os Abrupts e Confidants pois acho bom contra Miracles e BUG Midrange.

A Surgical e os Flusterstorm estão aí pra tentar combater o BR Reanimator, assim como a chrome mox pra ficar mais rápido.

Os massacre e os abrupts seriam contra D&T.

A Chrome Mox e o ETW são bons contra Eldrazi.

Segue o metagame breakdown do evento:

Format Breakdown.jpg

Vale ressaltar que eu mudarei algumas coisas se o torneio fosse hoje, mas acho mais adequado tratar dessas mudanças no final do report.

Algumas anotacões foram perdida e outras não são tão corretas quanto eu gostaria no entanto acho que esse report consegue relatar de maneira geral como os jogos correram e oque eu enfrentei no caminho.

Round 1

BG Depths

Game 1 – Abro de fetch, duress e vejo 2 Elvish Spirit Guide(ESG), Lotus Petal, Crop Rotation, 2 Dark Depths, Urborg. Tiro a Crop Rotation e passo. Minha mão é ok mas lenta e nos próximos 3 turnos meu oponente compra Seize, Inquisition of Kozilek(IOK) e Crop Rotation ganhando o tempo necessário e me matando com o 20/20.

Pós SB eu trouxe apenas 2 flusterstorms (bom contra descarte e mãos rápidas dele) e tirei o Rain of Filth e uma Cabal Therapy.

– 1 Cabal Therapy

– 1 Rain of Filth

+ 2 Flusterstorm

Game 2 – Abro de Probe que vê uma mão com Stifle(que ele subiu pós SB), Spell Pierce, Lands(1 Depths e Fetchlands) e um Sylvan Scrying (que era promo e eu demorei uns 20s pra reconhecer).

Faco um cantrip para um descarte e nos proximos dois turnos eu faco duress que tira o Pierce, e no outro turno faco rituals e Ad Nauseam(ADN) que acha Lion´s Eye Diamond(LED), Infernal

Tutor e Past in Flames(PIF) pra vitória(recapitulando o duress para tirar o stifle).

Game 3 – Ele faz fetch, Tropical go e eu faco uma Probe que vê Vampire Hexmage, Crop Rotation, Stifle, Spell Pierce e lands. Faço então um Duress que tira a Crop Rotation e alguns turnos depois faco rituals jogando em volta da Pierce e Infernal para PIF que recapitula meu Duress e gg.

2-1 (1-0)

Round 2

BUG Standstill

Game 1 – Meu opp abre de land go, eu faco land Ponder e Probe que vê Standstill, Gurmag, Tropical, Ponder, Jace, Snapcaster Mage. Meu opp se tapa pra fazer Standstill e na volta eu ganho.

Não altero nada no SB pois não tenho ctz da lista dele e acredito que o matchup é bem bom já.

Mas talvez eu pudesse ter entrado com 2 Surgicals pra quebrar a standstill e invalidar os snapcaster mages, talvez até com o Empty the Warrens(ETW) do SB.

Game 2 – Jogo comeca lento, meu opp faz um Ponder turno 1 e land go no t2 e eu faco no t2 uma Probe que vê Snapcaster, Flusterstorm, Counterspell, Spell Snare, Brainstorm e Gurmag Angler.

No turno 4 ele faz um mishra´s factory que comeca a me agredir de 2 em 2, eu não encontro descartes suficientes pra lidar com todos esses counters e meu opp ainda faz um snapcaster para acelerar o clock.

Game 3 – Meu opp muliga a 5 e keepa 2 lands, Gurmag, Vendillion Clique e Explosivos Fabricados(EE)(o keep dele pelo que ele me contou depois do match). Eu muligo a 6 e keepo uma mão ok mas sem descartes. Tomo 2 seizes nos próximos turnos que tiram um Cabal Ritual e um Infernal Tutor e meu opp faz um Gurmag. Eu faço Cabal Therapy pra Force of Will (FOW) e vejo a Clique e o EE, faço outro Cabal Therapy para Clique enquanto meu opp ainda tem 2 lands na mesa só.No último turno eu topdecko um Past in Flames(podia ter sido qualquer outro Tutor também) e faco os Rituals que foram descartados e um Infernal Tutor para Tendrils of Agony(ToA) que é letal pois ele está a 13 de vida devido a Fetchs e Seizes.

2-1 (2-0)

Round 3

MonoRed Painter

Game 1 – Keepo uma mão com cantrips e descartes, meu opp no play também keepa e faz montanha juntamente com um Goblin Welder. Eu faco Duress e vejo 1 Painter’s Servant e varias sol lands. Ele compra faz o Painter e passa, eu cantripo com Ponder e Brainstorm nos próximos 2 turnos enquanto ele me bate com os bixos até comprar e fazer uma Grindstone e finalizar millando meu deck inteiro.

Tiro o Duress pois só pega o Grindstone e ele geralmente cai no T1.

– 2 Duress

– 1 Rain of Filth

+ 3 Abrupt Decay

Game 2 – Eu abro de Probe e vejo uma mão com Chalice of the Void(CoV) e 2 Painters, mas eu tenho Abrupt Decay na mão então faco Ponder procurando acelerações.  Ele abre de CoV pra 0 e passa. Eu compro faco land e passo, ele faz Painter e eu dou Abrupt no CoV, na volta eu faco Nrainstorm, acho ADN e gg.

Game 3 – Keepo com Abrupt, lands, cantrips e um ritual. Meu opp mulliga a 6 e abre de CoV pra 0, land go, eu faco cantrips de custo 1 nos meus próximos turnos enquanto ele faz lands apenas. No T3 eu dou Abrupt no CoV e combo com facilidade usando Infernal e Past in Flames(PiF).

2-1 (3-0)

Round 4

ANT

Game 1 – Keepo uma mão bem ok e faco Ponder go. Meu oponente faz Probe, elogia meu deck e me mata no T1 dele XD.

Faco o seguinte SB(mas não tenho ctz se vale subir a surgical e tirar o SDT):

– 1 Sensei´s Divining Top (SDT)

– 1 Bayou

– 1 Rain of Filth

+ 2 Flusterstorm

+ 1 Surgical Extraction

Game 2 – Keepo uma mão bem explosiva que mata no T2 e faco land go, meu oponente faz Probe, vê a morte, tenta fazer um Brainstorm pra algum descarte mas não acha nada e morre na volta pra Infernal e PiF.

Game 3 – Keepo 2 Petals, 2 Brainstorms, 1 land e 1 duress, meu opp abre de Probe, Land, Petal, 2x Therapy e tira meus Brainstorms e Petals, em seguida eu compro dou Furess e vejo Brainstorm, Land, Flusterstorm, tiro a Flusterstorm e passo. Meu adversário compra, faz brainstorm, land, Cabal Ritual com threshold e Ad Nauseam gg.

1-2 (3-1)

Ok, pelo menos eu posso tomar um suco de abacaxi e dar uma olhada nas lojas já que ainda tem 40min do round.

Round 5

UW Stoneblade

Game 1 – Opp abre de Arid Mesa go e eu desconfio de Miracles, faço uma Probe e vejo 2x Wasteland, Engineered Explosives(EE), Spell Pierce, 2x Delta Poluido e ficamos no draw, land go por mais 2 turnos até que eu faco Duress e vejo True Name Nemessis (TNN), FOW e Swords to Plowshares(STP), tiro a FOW e faco rituals sempre jogando em volta da Pierce e faço Tutor chain e ToA pra 20.

Sideboard:

-1 Rain of Filth

-1 Probe

+2 Abrupt (caso ele tenha Meddling Mage ou Cannonista)

Game 2 – Opp keepa e faz land go, eu faco Ponder buscando mais rituals. Oponente faz um Stoneforge pra Sword of Fire and Ice e passa, Eu cantripo e passo de volta.Ele faz land e passa.Eu faco probe e vejo Snap, Pierce, SoFI, lands, jogo em volta da pierce e gg com Infernal e PiF.

2-0 (4-1)

Round 6

Eldrazi

Game 1 – Opp keepa e faz Eldrazi Temple e um Eldrazi Mimic, faço ponder e deixo armada uma kill no T3 mesmo se eu tomar um Thought-Knot Seer, Antes de passar, ele me bate 2 e faz uma Mishra, eu compro e passo, no T3 dele ele faz o Thought-Knot Seer que vê muitos Rituals e um Ponder que ele tira da minha mão,  compro o Infernal que tinha deixado no topo e gg.

Sideboard:

-1 Cabal Ritual

-1 Rain of Filth

-3 Duress

-1 Cabal Therapy

+1 Chrome Mox

+1 ETW

+4 Abrupt Decay

Game 2 – Ele abre de Mishra, CoV pra 0 e passa, eu faco um Ponder e vejo um ETW, Rituals e Probe, compro a Probe e vejo Realy Smasher,Thorn of Ametist, Thought-Knot Seer e Mimic e passo. Comprando um Eye of Ugin, faz o Mimic e passa, eu compro e passo sem ações, ele compra e passa novamente, no passe eu faco Abrupt no CoV pra 0, desviro, compro e faco Ritual, Abrupt no Mimic, Petals e ETW pra 10 goblins que terminam o serviço 3 turnos depois.

2-0 (5-1)

Round 7

Infect

Game 1 – Abro de Probe e vejo FoW, Daze, Brainstorm(BS), Inkmoth Nexus, Elf, Blighted Agent e Tropical, cantripo e passo, ele faz o Elfo e passa, cantripo e faço Therapy pra FOW e passo, ele compra faz brainstorm, fetch e passa , compro mas o Daze me impede de combar entäo eu passo, ele compra, bate e passa. Ainda consigo combar contornando o daze, por isso passo ele compra faz Vines e Invigorate e me mata.

Sideboard:

-1 Rain of Filth

-1 SDT

+ 2 Fluterstorm

Game 2 – Keepo uma mão boa e com protec, tiro a FoW com duress no T1 e deixo ele com Berserk, Agent e Pierce de relevante. Cantripo mais 2 turnos enquanto ele só faz land e go e mato ele no T4 por cima da Pierce.

Game 3 – Opp mulliga a 5 e faz land, elfo, dou uma probe que não vê nada e ele acaba morrendo no meu T2 após eu achar um Infernal Tutor num Ponder.

2-1 (6-1)

Round 8

BUG Shardless

Game 1 – Keepo bem e abro de swamp, Duress no T1, meu opp revela Goyf, Deathrite, Brainstorm, Liliana, Waste, Bayou, Fetch, tiro a Brainstorm dele e passo. Ele faz Deathrite e passa, compro, faço fetch pra island, ponder e passo supondo que ele vai fazer a Liliana e que eu descartarei um land e farei ADN no próximo turno.Ele compra e faz aquilo que eu tinha previsto, ambos descartamos cartas irrelevantes e na volta eu compro, faço ADN que releva ritual, LED e Infernal e gg.

Sideboard:

-1 Rain of Filth

-1 Cabal Therapy

-3 Duress

-1 Cabal Ritual

+2 Abrupt Decay

+4 Confidant

Game 2 – Keepo uma mão de 2 lands, 2 ponders, 2 brainstorms e 1 ritual. Meu opp comeca com fetch deathrite e faço land e ponder buscando um tutor ou algum ritual. Na volta ele faz hymn e suspende Ancestral Vision. Durante meus próximos turnos eu apenas cantripo enquanto ele come meu grave com o Deathrite, compra e passa. Quando faltava apenas um turno pra Ancestral meu opp resolver, ele faz um Goyf e passa, eu volto fazendo uma probe que vê 3 lands na mão do meu opp, faço brainstorm(compro 3 therapies e tinha outra na mão ainda kkk) e rituals, therapy no opp, faço Bob e racapitulo therapy em mim pra descartar as outras 3 therapies e ficar hellbend , Infernal pra PIF para letal.

2-0 (7-1)

Faltando uma rodada eu fico em 10th nos standings e segundo minhas contas dá pra dar um ID tranquilo já que o corte é Top16.

Round 9

Burn

ID (7-1-1)

Dou ID com o cara que está de Burn(so sei disso depois que eu vejo o coverage do BOM).

Saem os standings e eu fico em 11th.

Top16

Predict Miracles (que acabou ganhando o torneio)

Game 1 – Match teoricamente é bom mas segundo um amigo que estava vendo do ponto de vista do meu opp eu nunca tive chance de ganhar esse game.

Segundo ele meu opp no play abriu com Fow, Ponder, Brainstorm, Top, Tundra, Counterspell, Snapcaster. Ele faz Tundra e Ponder e vê Tundra, Fow e Fow no top3 cards, durante longos turnos eu tento tirar todos os counters dele mas ele sempre tem top com 2 lands desvirados e Counterspell no topo e FoW na mão.Eventualmente ele faz predict e snap predict e compra o Counterbalance e outro Top e me mata com um Entreat no final do turno.

Sideboard:

-1 Rain of Filth

-1 Cabal Ritual

-4 Probe

-1 Dark Petition

-1 LED

+ 4 Dark Confidant

+ 4 Abrupt Decay

Game 2 – Abro com uma mão boa com 1 Confidant, 2 lands, rituals e Infernal mas sem protec, faço land go e meu oponente também, na volta faço Confidant que toma Fow.

Ele compra e faz land go. A partir daí eu compro uma serie de rituals, LEDs, Petals, Abrupt mas só acho uma cabal therapy muito depois quando meu opp tem Top na mesa e 4 lands em jogo. Vejo com a therapy uma mão de Fluster, 2x Snap, Jace, Brainstorm, Counterspell, Eventualmente ele joga Snap e depois Mentor e eu compro um Confidant que fica na mesa 1 turno e me compra Petal, meu opp faz Surgical na Petal depois do meu draw(outra petal) e dps snap surgical no meu Infernal, criando varios tokens e selando o game.

0-2

Trial de Domingo (4-1) – mesmo decklist do BOM.

Não tenho anotações do Trial de domingo (5 rodadas valendo bye pro BOM2018) mas aqui seguem os matchups e os resultados:

Rd 1 – BGW Midrange 2-0 (1-0)

Rd 2 – UB Tezzeret Thopter Foundry 2-0 (2-0)

Rd 3 – BELCHER!!! 2-1 (3-0)

Rd 4 – Elves* 0-2 (3-1)

* Julian(Top8 do dia anterior com Elves, faz stream e moderador da The Source, pena que só me toquei depois do match kkk)

Rd 5 – Grixis Delver 2-0 (4-1)

Conclusões Finais

A Rain of Filth é bem ruim.

ADN parece ok no ambiente atual.

Preciso testar o Leovold matchup mas talvez eu volte com os 2 Preordains.

Talvez eu use apenas 14 lands (se eu voltar com preordains).

O Sideboard precisa de alguma mexida pois acredito que o matchup vs Predict Miracles pode melhorar.

Meu sideboard plan é bem confuso e eu sempre repenso ele, na real eu baseio muito ele na forma como eu vejo meu adversário jogando nos g1 e g2. Isso também é resultado do fato de não ter jogado nos últimos 6 meses.

Props:

Scatena e Paris são ambos maravilhosos.

Scatena fazendo 5-0 no trial de domingo e garantindo bye pro ano que vem.

Calor de 17 graus e baguetes.

Conhecer uns alemães gente boa e tomar uma breja nice.

Ao Orelha por me ajudar a publicar esse report.

Cons:

Perder pra um good match e não conseguir por uma foto lá no coverage do BOM.

BOM sem video coverage.

GO GO SUPER BIZARROS !!!

Obs- Segue o link pro “coverage” escrito do evento feito pelo TO, http://www.bazaar-of-moxen.com/en/news,31.html?event=25&evt=25

Fiquem aqui com a foto do top 16 do Evento de sábado:

Top 16.jpg

Nota do Orelha: Espero que tenham gostado dessa formato de report do Shimi que caridosamente cedeu para publicação, vou tentar voltar mais ativamente com os artigos aqui no blog, até mais.

Do seu amigo,

Bruno Orelha.

